Dezembro Laranja 2023- Sociedade Brasileira de Dermatologia lança campanha alertando sobre a importância de individualizar os cuidados com a pele

Dezembro Laranja – Intitulada de “Seu Sol, sua pele e sua proteção. Cada um com a sua prevenção”, ação educativa reúne diversas iniciativas de conscientização ressaltando a necessidade da prevenção aos danos causados pelo sol nos diversos tipos de pele.

A Associação São Luiz Saúde, que possui em seu quadro de médicos credenciados opções de profissionais com essa importante especialidade apoia ações como esta e incentiva a divulgação de informações que possam contribuir para a prevenção do câncer de pele.

O Brasil vem enfrentando fortes ondas de calor mesmo antes da chegada do verão, aumentando a atenção dos cuidados com a saúde. Em diversas situações do dia a dia, seja a lazer ou no trabalho, a proteção aos efeitos do sol é fundamental não só para evitar manchas e envelhecimento precoce, mas para prevenir doenças como o câncer de pele, o mais incidente no país, com cerca de 185 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Tradicionalmente lançada no último mês do ano, quando se inicia oficialmente o verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) inicia mais uma campanha Dezembro Laranja para alertar a população sobre a importância dos cuidados individuais para os diferentes tipos de pele durante todo o ano, especialmente quando falamos de proteção solar em um país tão diverso como o Brasil, com uma população com diferentes tipos de pele.

Intitulada de “Seu sol, sua pele, sua proteção. Cada um com a sua prevenção”, a campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir da incidência dos raios solares de forma responsável, independentemente do tipo de pele. “Pessoas com todos os tipos de pele devem tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol”, ressalta o Dr. Heitor Gonçalves, presidente da SBD.

O Coordenador da Campanha Dezembro Laranja 2023, Dr. Carlos Barcaui, lembra que os homens, principalmente em situações não recreativas, têm mais dificuldade em usar o protetor solar. As mulheres são mais receptivas. “Queremos com a campanha reforçar as medidas para todos os momentos de exposição ao sol, não apenas na hora do lazer. As pessoas também precisam evitar o pico de raios ultravioleta, das 10h às 15h, e usar filtro solar com fator de proteção acima do FPS30”, ensina o Dr. Barcaui.

#DezembroLaranja

Além de reunir informações em uma página dedicada à campanha em seu site (https://www.sbd.org.br/dezembrolaranja/), durante todo o mês de dezembro serão publicadas informações, esclarecimentos e dicas de fotoproteção nas redes sociais da SBD (Instagram, Facebook e Youtube). Assim como nos anos anteriores, personalidades e lideranças em suas áreas de atuação estão sendo convidadas a aderir ao movimento e diversos monumentos nacionais serão iluminados de laranja, cor símbolo da ação, reforçando a importância da conscientização. Toda população pode engajar compartilhando conteúdos e divulgando a hashtag #dezembrolaranja.

“Queremos reforçar as medidas fotoprotetoras para uma pele saudável. A fotoproteção atenua os efeitos do fotoenvelhecimento e previne manchas solares. Além, é claro, de prevenir o câncer de pele. A ideia é criar o hábito também naqueles que acham que não precisam se prevenir do câncer de pele. É uma campanha educativa para diminuir a exposição à radiação ultravioleta, incentivando o uso do filtro solar, de roupas com proteção UV, além de chapéus e bonés. A proteção ao sol deve ser um hábito”, destaca Dr. Barcaui, coordenador da campanha.

Dezembro Laranja Sobre o câncer de pele

Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer de pele não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente.

Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Em todos eles, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença, que pode se manifestar como uma pinta ou mancha.

Dezembro Laranja – Informação e prevenção são fundamentais para prevenir a doença. Em casos suspeitos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a consulta com um médico dermatologista associado, que pode ser localizado no site https://www.sbd.org.br/. Todas as informações são do portal sbd.org.br