Vacinas – Associação São Luiz Saúde adere ao Pacto Nacional de Consciência Vacinal

Vacinas – A Associação São Luiz Saúde aderiu ao Pacto Nacional de Consciência Vacinal, movimento do Ministério da Saúde, do SUS e de diversas instituições brasileiras, e que foi encampado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), para um esforço conjunto que reverta um gravíssimo quadro no País:

Por causa dos índices cada vez menores de cobertura vacinal, ou seja, por conta do número cada vez menor de crianças que recebem vacinas, o País corre o risco de ver doenças graves que já foram erradicadas voltarem a ser registradas, causando sequelas e até mortes que podem e devem ser evitadas.

Segundo relatório recentemente publicado pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), entre 2019 e 2021, total de 1,6 milhão de crianças no Brasil não receberam nesse período nenhuma dose da vacinas DTP, que previne contra difteria, tétano e coqueluche – a mesma quantidade em relação à vacina contra poliomielite.

Segundo o Ministério da Saúde, em algumas regiões do Brasil, a cobertura de vacinas contra a poliomielite está atualmente inferior a 60%, sendo que a homogeneidade de vacinação é importante para a proteção coletiva, ou seja, é necessário de em todo o território, mais de 95% das crianças estejam vacinadas para, de fato, a prevenção ser eficiente e reduzir riscos da volta da circulação do vírus.

O relatório revelou também que a percepção sobre a importância e a confiança nas vacinas para crianças diminuiu em 52 dos 55 países pesquisados. No Brasil, embora os índices continuem altos, houve uma queda de 10 pontos percentuais – antes da pandemia, 99,1% dos brasileiros confiavam nas vacinas infantis, e após o surgimento da emergência relacionada à COVID-19 essa taxa caiu para 88,8%.

O Pacto ao qual o São Luiz Saúde aderiu, é uma iniciativa da Comissão da Saúde do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que se reuniu com os representantes da gestão tripartite do SUS (Sistema Único de Saúde), Ministério da Saúde, CONASS, CONASEMS e com órgãos e instituições de destaque na construção e execução da política de saúde pública no País com ANVISA, FIOCRUZ e a própria OPAS, reunindo informações e dados técnicos precisos sobre o assunto.

Assim, de acordo com a direção do São Luiz Saúde, nas próximas semanas e meses, a instituição vai promover a conscientização sobre a importância da vacinação, divulgando o tema em seus canais de comunicação – redes sociais, site oficial, releases e outros.

Vale lembrar que o São Luiz Saúde também reforça seu respeito às políticas de prevenção, com foco no acesso às vacinas, as que fazem e as que não fazem parte do calendário SUS, facilitando esse acesso aos seus conveniados, por meio de parceria com a empresa DUE Vacinas.

Por meio dessa parceria, conveniados têm desconto de até 10% no valor das vacinas comercializadas pela DUE Vacinas, localizada no consultório do Dr. Marcelo Montoni, na avenida Maria Aparecida Muniz Michielin, número 1283, bairro Jardim Piratininga.