Novo diretor-superintendente da Santa Casa – Posse do novo diretor-superintendente – A Santa Casa de Araras vive um momento decisivo de sua história. E talvez justamente por isso, a solenidade realizada nesta quarta-feira, dia 6 de maio, no Salão Nobre da instituição, e que marcou a posse de Fábio Luiz Dalexandri como novo diretor-superintendente, tenha simbolizado um momento de união institucional em torno do desafio de fortalecer e modernizar a Santa Casa, preservando sua vocação filantrópica e seu compromisso histórico com a população.
Fundada em 1906, a Santa Casa de Misericórdia de Araras atravessou mais de um século como referência em saúde para Araras e cidades da região, consolidando-se como hospital-referência SUS de média e alta complexidade abrangendo também Leme, Conchal, Santa Cruz da Conceição e Pirassununga, alcançando direta ou indiretamente uma população estimada em quase 400 mil habitantes.
Ao longo dessas décadas, foi a principal porta aberta para milhares de famílias. Uma instituição filantrópica construída por sucessivas gerações de médicos, profissionais da saúde, voluntários e membros da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, entidade mantenedora formada historicamente por cidadãos reconhecidos pelo trabalho comunitário e pela atuação voluntária.
Mas o cenário da saúde filantrópica brasileira mudou profundamente nos últimos anos.
A reconfiguração da rede pública de saúde, a redistribuição de recursos, a crescente defasagem da tabela SUS diante dos custos hospitalares, o aumento da judicialização da saúde, a dificuldade de retenção de profissionais e a pressão financeira contínua passaram a atingir de forma severa hospitais filantrópicos em todo o país.
Em paralelo, as redes sociais transformaram a dinâmica do debate público, ampliando cobranças, críticas e tensões sobre instituições que, muitas vezes, operam há anos no limite de sua capacidade financeira.
Foi nesse ambiente de forte pressão financeira e institucional que surgiu a articulação conduzida pelo empresário César Krug Ometto, membro da Irmandade da Santa Casa e fundador do Instituto Miriam & Narciso Ometto, responsável, recentemente, pela construção e entrega de um moderno centro cirúrgico ao hospital, investimento de valor inestimável, e que demonstra, acima de tudo, o respeito do empresário pela diretoria da Irmandade.
Durante a cerimônia, César Ometto falou abertamente sobre a gravidade do cenário atual e a necessidade de aprimoramentos na condução administrativa da instituição.
“Com a divulgação do último balanço, que é público, fiquei realmente assustado. Nós, os mais antigos, percebemos que precisávamos mudar o caminho. Se continuássemos na mesma toada, o fim da Santa Casa seria inevitável, e ninguém quer isso”, afirmou.
Segundo ele, a chegada de Fábio Luiz Dalexandri representa uma tentativa concreta de modernização da gestão, profissionalização administrativa e ampliação da capacidade institucional do hospital.
“Deus colocou o Fábio no nosso caminho. Precisávamos de alguém preparado e com agenda disponível para buscar recursos, aproximar a Santa Casa da imprensa, modernizar processos e ajudar a construir um novo futuro para a instituição”, declarou.
“É importante também contarmos com apoio político. Não somos partidários mas temos que nos valer da boa política para ajudar a fortalecer aquilo que é para a população”, acrescentou Ometto.
Posse do novo diretor-superintendente – Um nome com experiência internacional e raízes em Araras
Natural de Araras, Fábio Luiz Dalexandri retorna à cidade após uma trajetória acadêmica e executiva construída no Brasil e no exterior. Graduado em Biologia e Engenharia pela USP (Universidade de São Paulo), com doutorado e pós-doutorado internacionais, além de especializações em administração e gestão executiva, acumulou experiência em posições estratégicas em empresas e instituições de saúde de relevância nacional e internacional.
Foi diretor sênior da AstraZeneca, com atuação na Suécia e em outros países, além de integrar diretorias consultivas ligadas a hospitais e grupos de saúde como Hospital Sírio-Libanês e a rede Dasa. Também atuou na gestão acadêmica de cursos de Medicina, inclusive na própria cidade de Araras.
Na nova estrutura da Santa Casa, Fábio assume o cargo de diretor-superintendente, posição subordinada apenas ao provedor da Irmandade, Eduardo de Moraes, atuando em nível hierárquico equivalente às diretorias técnica, clínica, jurídica e administrativa. Seu trabalho também se estende ao plano São Luiz Saúde, onde já participa de ações voltadas à reorganização administrativa e aprimoramento dos serviços.
Apoio, coragem e profissionalismo
Em seu discurso de posse, Fábio adotou um tom de parceria, profissionalismo e construção coletiva.
“Todo esse currículo meu que foi apresentado não significará nada sem apoio. Eu não sou herói, sou parceiro. Ou mudamos, ou não teremos futuro. Precisamos da diretoria da Irmandade junto, apoiando. É possível recuperar a Santa Casa, mas isso exige em médio e longo prazos coragem para enfrentar desafios e capacidade de reorganizar a gestão”, afirmou.
Fábio também sinalizou que medidas difíceis poderão ser necessárias ao longo do processo de reestruturação.
“Precisaremos avaliar processos, revisar fluxos e buscar maior eficiência operacional, sempre com responsabilidade e compromisso com a continuidade da assistência prestada à população”, afirmou.
“A Santa Casa pertence não tem dono”
O diretor técnico da Santa Casa, Helder Camargo Preto, reforçou o caráter social da missão do hospital e fez questão de ressaltar que a remuneração do novo diretor-superintendente será inteiramente bancada pelo Instituto Míriam e Narciso Ometto. “Acho muito importante deixar isso bem claro, e o quanto isso é valioso neste momento”, declarou.
Responsável por conduzir toda a cerimônia, o provedor Eduardo de Moraes fez questão de reforçar o caráter público e comunitário da instituição e a importância da chegada do novo diretor-superintendente.
“A Santa Casa não tem dono. Ela pertence à população de Araras e região, especialmente aos que mais precisam”, declarou. “E a vinda do Fábio para nos ajudar, com seu conhecimento e capacidade, é muito importante, somos gratos e temos muita esperança em novos rumos e na recuperação da nossa capacidade financeira e operacional”, disse.
Em um discurso marcado pela emoção e pela defesa da história da instituição, Eduardo também destacou a dedicação das equipes e os serviços que seguem sendo oferecidos mesmo diante das dificuldades financeiras.
“A Santa Casa continua salvando vidas todos os dias. Temos uma UTI Neonatal de referência, onde nascem bebês extremamente prematuros, muitos já hoje são adolescentes e jovens. Temos um setor de quimioterapia extremamente dedicado, que poderia crescer ainda mais diante da demanda existente. Passar em frente ao hospital ou criticar é fácil. Difícil é enxergar o valor do que é feito aqui dentro diariamente, com o empenho dos médicos, dos funcionários e da nossa sempre dedicada diretoria”, ressaltou.
O provedor também lembrou a atuação da instituição durante a pandemia da COVID-19.
“Na pandemia, não negamos atendimento a ninguém. Trabalhamos muito além do limite da capacidade, atendendo com competência e dedicação, e tivemos o menor índice de mortalidade hospitalar da região.”
Ao final da solenidade, Eduardo de Moraes agradeceu a presença dos representantes da imprensa local, destacando a importância da comunicação neste novo momento vivido pela instituição.
Estiveram presentes diretores da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, colaboradores do hospital e representantes de veículos de comunicação da cidade e região, entre eles Valentim Viola, Marcelo Fachini e João Crispim.
“A imprensa séria será fundamental para ajudar a comunicar esse novo ciclo da Santa Casa. Precisamos aproximar a sociedade da realidade do hospital, dos desafios, mas também do valor do trabalho que continua sendo realizado aqui dentro”, afirmou o provedor.
A chegada de Fábio Luiz Dalexandri marca, assim, o início de uma nova etapa para a Santa Casa de Araras. Uma etapa cercada de expectativas, desafios e tensões naturais de um momento de transformação, mas também acompanhada pela percepção de que preservar uma instituição filantrópica centenária exige, hoje, mais do que tradição: exige capacidade de adaptação, gestão profissional e reconstrução de confiança pública.
Novo diretor-superintendente da Santa Casa
8 de maio de 2026
Associação São Luiz Saúde
Seriedade e Amor no Que faz









