Setembro Amarelo – O São Luiz Saúde reforça a importância da prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, iniciada no Brasil em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 700 mil pessoas tiram suas vidas todos os anos, e o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Esses números reforçam a urgência de abordar a saúde mental com seriedade.

A saúde mental é um dos pilares fundamentais do bem-estar humano, mas, muitas vezes, é negligenciada. Quadros depressivos e outros transtornos mentais não diagnosticados ou não tratados corretamente podem levar ao agravamento da condição de uma pessoa, aumentando o risco de suicídio. Por isso, é essencial que as pessoas estejam atentas aos sinais de que alguém pode estar em crise. Mudanças bruscas de comportamento, isolamento, sentimentos de desesperança e fala sobre morte são alguns dos alertas que não devem ser ignorados.

O preconceito em relação à saúde mental e o estigma que envolve o suicídio ainda são grandes desafios. Muitas pessoas enfrentam barreiras ao buscar ajuda, seja por medo de serem julgadas ou por acreditarem que “devem ser fortes”. É crucial que a sociedade, como um todo, seja mais acolhedora e consciente, oferecendo um ambiente em que as pessoas possam falar sobre suas dores emocionais sem receio. Desconstruir esses tabus é um passo importante para salvar vidas.

A Associação São Luiz Saúde, com mais de 30 anos de atuação em Araras, é uma referência na prestação de serviços de saúde para milhares de pessoas, famílias e empresas. Contamos com uma equipe de psicólogos e psiquiatras habilitados, preparados para oferecer o melhor atendimento em saúde mental. Nossos profissionais atuam no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, sempre buscando a melhor abordagem terapêutica para cada caso, respeitando a individualidade e a complexidade de cada paciente.

O apoio da família também desempenha um papel crucial na prevenção ao suicídio. Estar presente, escutar e incentivar a pessoa a buscar ajuda profissional são atitudes que podem fazer toda a diferença. Muitas vezes, quem está em sofrimento emocional não consegue dar o primeiro passo sozinho. Ter uma rede de apoio sólida é essencial para que o tratamento seja eficaz e para que a pessoa em crise não se sinta sozinha em sua luta.

Conheça as opções de planos de saúde oferecidos pelo São Luiz Saúde e veja como podemos ajudar você e sua família a cuidar da saúde física e mental de forma completa e acessível.

Estamos à sua disposição na Rua Coronel André Ulson Jr, 248, ao lado do setor de Quimioterapia da Santa Casa de Araras. Nosso telefone comercial é 19-3541-2107.

Associação São Luiz Saúde