Alerta máximo contra a dengue! Araras passa de 400 casos, todos temos que agir

Alerta máximo contra a dengue – o São Luiz Saúde vem alertar seus conveniados sobre a gravidade da situação em várias partes do Brasil, no estado de São Paulo e em Araras e região.

O governo paulista decretou esta semana emergência em saúde pública por conta da epidemia de dengue. São mais de 124 mil casos no estado, e 113 mortes confirmadas pela doença.

Em Araras, por sua vez, só neste ano, já foram confirmados 421 casos de dengue, com ocorrências em todas as regiões da cidade.

As altas temperaturas e o período de chuvas são agravantes para a situação, pois o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue (e também da febre amarela, da zika e da chikungunya) prolifera intensamente em água parada.

Vale ressaltar que a dengue e as demais doenças transmitidas pelo mosquito podem levar à morte quando evoluem para formas e quadros graves. Pessoas que têm outras comorbidades ficam ainda mais vulneráveis e pessoas saudáveis também podem ir a óbito, dependendo da evolução da doença.

O São Luiz Saúde alerta para que todos façam sua parte – o poder público tem realizado mutirões para recolher objetos que retenham água, e a população também precisa se conscientizar, eliminando criadouros do mosquito.

Deve-se dar atenção especial a calhas e lajes dos imóveis, que são locais de acesso mais difícil, que não costumamos olhar todos os dias e que podem acumular água da chuva e servir de criadouro para o Aedes.

Vasos e pratos sob vasos de plantas também precisam ser inspecionados e limpos, ralos, caixas d’água e todos os pontos que possam acumular água. Não basta eliminar a água parada, é preciso lavar os locais e recipientes com escova, para eliminar possíveis ovos que o mosquito tenha depositado alí.

Outra medida importante é aderir à vacinação gratuita, oferecida pelo serviço público de saúde para as populações mais vulneráveis. Muita gente que faz parte desse público está deixando de se vacinar e a imunização vem sendo estendida para outras faixas da população, informe-se no posto de saúde mais próximo.

Vamos todos nos engajar nas ações preventivas contra a dengue. Não deixe a doença acometer você ou alguém da sua família para agir!

Alerta máximo contra a dengue – Mais informações no link: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202404/combate-a-dengue-conheca-orientacoes-do-ministerio-da-saude

Associação São Luiz Saúde

20 de fevereiro de 2025

Outras notícias: